A startup OurCard, investida pela empresa brasileira Sanchez Lab, que tem sede em Ribeirão Preto, no interior do Estado de São Paulo, representou o Brasil num dos principais eventos mundiais voltados para tecnologia, a Web Summit Lisboa, em Portugal, que ocorreu entre os dias 12 e 17 de novembro. A startup contou com stand próprio, após ser aprovada em seletiva internacional.

O Web Summit é um evento internacional que congrega CEOs de empresas de tecnologia, startups em rápido crescimento, investidores e outros tomadores de decisão para debater quais os próximos passos e desafios tecnológicos na indústria. Um dos pontos altos do Web Summit é o fato de ser uma das maiores e mais importantes conferências de tecnologia, inovação e empreendedorismo no mundo.

Este ano, em sua 15ª edição, o evento contou com mais de 70 mil participantes, de 153 países diferentes, sendo 43% de participantes mulheres, que puderam participar de palestras sobre os temas afetos às empresas de base tecnológica, exposição de grandes empresas e instituições internacionais, promoção de conexões entre empresas e investidores, capacitações, oportunidades de divulgação para startups, e promoção da imagem das instituições apoiadoras.

Nessa edição de 2023, a ApexBrasil levou sua maior delegação da história ao Web Summit. Foram mais de 200 empresas inovadoras dos mais diferentes setores econômicos, incluindo fintechs, agritechs, healthtechs, iniciativas voltadas para a biotecnologia, inteligência artificial, dados, entre outras.

OurCard

A OurCard é a ligação entre o mundo real e o digital. A startup oferece uma conexão rápida, precisa e sustentável para unir pessoas e empresas, uma verdadeira modernização dos tradicionais cartões de visitas, que ficaram obsoletos, limitados e ineficientes, já que atualmente 10 bilhões de cartões são descartados somente no Brasil, ocasionando 10.000m² de mata nativa desmatada todos os anos no mundo.

A startup é única, pois além de proporcionar economia financeira, sustentabilidade e diversificação, também disponibiliza um poderoso painel analítico, totalmente personalizado.

A monetização para a nossa startup é simples e direta. Oferecemos cartões e pulseiras com tecnologia NFC e QRCode, que são vendidos por meio de assinaturas anuais. Ambos são atrelados ao nosso dashboard para gestão dos itens e análise dos dados gerados. Além disso, realizamos cross-selling através da venda direta de combos de cartões e pulseiras, o que nos permite oferecer um valor agregado ao cliente. Para além disso, já possuímos em nosso roadmap novos produtos para realizar o up-selling em nossa base de clientes, o que nos permitirá expandir nossa receita com novas ofertas”, explica o CEO da Sanchez Lab, Dr. Jorge Sanchez.

A OurCard surgiu para atender uma demanda em outra startup, após os seus fundadores identificarem a viabilidade comercial e a escalabilidade do novo produto, bem como seu potencial em prol da sustentabilidade, economia circular, ESG (Environmental, Social e Governance, na sigla em inglês – Ambiental, Social e Governança, em português) e as metas mundiais e ecológicas da ONU (17 ODS).

Ou seja, a solução foi pensada para empresários que têm a necessidade de realizar networking em reuniões de negócios, eventos, palestras, prospecção e atendimento ao cliente.

Importância Ambiental

Segundo Dr. Jorge Sanchez, sócio fundador da Sanchez Lab, a questão ambiental foi decisiva, isto porque, para ele, “a Sanchez Lab busca investir e fomentar o ecossistema de inovação na região, preferencialmente dentro de uma cultura de responsabilidade social e ambiental”.

Para Rafael Barioni, sócio responsável pela área de tecnologia e inovação, o investimento busca posicionar a Sanchez Lab em prol de uma mudança “verde” e a startup OurCard atua na redução do impacto ambiental com a impressão dos cartões de visita em sintonia com a sustentabilidade, economia circular, ESG, as metas mundiais da ONU (ODS) e o ESG”.

Esta é uma parceria importante para o presente e para o futuro da nossa OurCard, uma conquista muito celebrada pelos founders, colaboradores e clientes“, afirma Silvio Cabral Jr, CIO da OurCard.

Helga Sanchez, sócia da Sanchez Lab, reforça ainda a principal proposta da OurCard: “quanto ao impacto ambiental no que tange a eliminação da impressão dos cartões de visita, movimento este em sintonia com o ESG”. Ou seja, a abordagem é utilizada para avaliar e nortear ações de corporações em prol de objetivos sociais e práticas voltadas ao meio ambiente.

Cada vez mais, iniciativas alinhadas ao ESG ganham destaque no Brasil, onde somente 4% dos resíduos sólidos que poderiam ser reciclados são enviados para esse processo, de acordo com a ISWA (International Solid Waste Association, na sigla em inglês).

A taxa do país está abaixo da registrada por nações com grau de desenvolvimento econômico e faixa de renda semelhantes, como África do Sul, Argentina, Chile, e Turquia, que têm média de 16% de reciclagem.