Por Dr. Rafael Barioni
Investida pela Sanchez Lab, a startup OurCard proporciona saúde, segurança e sustentabilidade!
De 15 a 18 de abril foi realizada a segunda edição do Web Summit RIO, evento internacional que reuniu, segundo os organizadores, mais de 35 mil pessoas do setor de tecnologia, inovação e empreendedorismo de todo o mundo no Rio de Janeiro.
Destaca-se que a primeira edição do Web Summit RIO contou com aproximadamente 20 mil pessoas, e que, na visão mais estratégica de Rodrigo Freitas, sócio, “nesta segunda edição o evento praticamente dobrou de tamanho, representando por sua vez muito mais do que o dobro de oportunidades e networking já que neste quesito a escala não é nem de longe linear, ou seja, consagrando-se de vez como um dos maiores eventos de Tecnologia e Inovação das Américas.”
Assim como na edição de Portugal, em 2023, a startup OurCard, investida pela empresa brasileira Sanchez Lab, que tem sede em Ribeirão Preto, no interior do Estado de São Paulo, representou o País com stand próprio, após ser aprovada em seletiva internacional.
O Web Summit é um evento internacional que congrega CEOs de empresas de tecnologia, startups em rápido crescimento, investidores e outros tomadores de decisão para debater quais os próximos passos e desafios tecnológicos na indústria. Um dos pontos altos do Web Summit é o fato de ser uma das maiores e mais importantes conferências de tecnologia, inovação e empreendedorismo no mundo.
O evento faz parte da série itinerante organizado pela Web Summit: Lisboa, Qatar em Doha, do Collision em Toronto e do RISE em Hong Kong.
Ainda segundo os organizadores, a tecnologia sul-americana está prosperando e o ecossistema de startups no Brasil está se mantendo firme em meio à crise de financiamento na América Latina. “É por isso que achamos que não há cidade melhor para sediar um encontro sul-americano da comunidade tecnológica global do que o Rio. Na primeira edição tivemos 974 startups reunidas de 91 países diferentes. Acredito na missão do Web Summit de conectar pessoas e ideias que mudam o mundo”, revela Katherine Maher, ex. CEO, Web Summit.
Startup OurCard: tecnologia e sustentabilidade
A startup OurCard oferece uma conexão rápida, precisa e sustentável para unir pessoas e empresas, uma verdadeira modernização dos tradicionais cartões de visitas, que ficaram obsoletos, limitados e ineficientes, já que atualmente 10 bilhões de cartões são descartados somente no Brasil, ocasionando 10.000m² de mata nativa desmatada todos os anos no mundo. “A startup proporciona economia financeira, sustentabilidade e diversificação, também disponibiliza um poderoso painel analítico, totalmente personalizado. Ou seja, a solução foi pensada para empresários que têm a necessidade de realizar networking em reuniões de negócios, eventos, palestras, prospecção e atendimento ao cliente”, explica o sócio, Dr. Jorge Sanchez.
De acordo com Rafael Barioni, sócio, o investimento na OurCard busca posicionar a Sanchez Lab em prol de uma mudança “verde” e a startup OurCard atua na redução do impacto ambiental com a impressão dos cartões de visita, crédito de carbono e material reciclado, ou seja, em completa sintonia com a temática sobre: sustentabilidade, economia circular, ESG, as metas mundiais da ONU (ODS) e o ESG – Environmental, Social and Governance”.
Helga Sanchez, sócia, reforça ainda a principal proposta da Sanchez Lab, qual seja: “o de buscar investir e fomentar o ecossistema de inovação, preferencialmente dentro de uma cultura de responsabilidade social e ambiental”.
Silvio Cabral Jr, sócio, reforça que no evento realizado em Portugal no ano passado os benefícios da startup foram utilizados para identificar todos os membros da delegação brasileira, facilitando ainda a comunicação entre vários idiomas, eis que, nas palavras dele: “promovemos networking com a nossa ferramenta da OurCard em apoio com o Sebrae, a Apex Brasil e a Atlantic Hub.”
Pulseira tecnológica Band Kids aumenta a segurança das crianças
Outro diferencial da OurCard é a pulseira tecnológica Band Kids, que surgiu como uma ferramenta inovadora e essencial para garantir a rápida identificação e obtenção de informações cruciais em momentos críticos.
A Band Kids é mais do que uma simples pulseira; é um dispositivo inteligente que pode conter informações vitais sobre a criança, como seu nome, nome dos responsáveis, data de nascimento, alergias, condições médicas especiais e contatos de emergência, incluindo endereço completo do local de residência. Tudo isso utilizado por meio do mecanismo NFC – Near Field Communication e QRCode.
Ou seja, basta um aparelho de celular conectado na internet em proximidade com a pulseira para que todos os dados sejam acessados de forma rápida e precisa. Em caso de acidentes, desaparecimentos ou outras situações urgentes, essa pulseira se torna um valioso aliado para os socorristas.
“É uma tranquilidade adicional para nós mães. Uma forma de nos sentirmos mais seguros sabendo que as informações essenciais sobre os nossos filhos estarão prontamente disponíveis para os profissionais da saúde ou socorristas”, conclui Helga Sanchez.
E, para finalizar, uma pausa poética consolidando a experiência do evento:
Web Summit RIO: não há inovação sem comunicação!
4 dias intensos;
Passaram voando;
Todo tipo de temática;
IA fez o papel de hype;
Invasão, para alguns do mal, para outros do bem;
Mas ninguém brigou;
Acessibilidade marcou presença;
Esportes, mobilidade, saúde, música;
O Planeta tinha um espaço tech só pra ele!
A sessão de growth abordou de tudo!
A mulherada soltou o verbo e brilhou;
A Ourcard e Sanchez Lab deram um show!!!
Tinha até fintech falando de propósito;
Muitos gringos e investidores;
Acho que faltou astronauta ou tinha e perdemos!
Tinha que ser ninja para acompanhar tudo;
Não podia piscar!
Gente fazendo pitch em todo canto;
Não faltou comida, mas sobrou fila;
Tinha até chefe famoso;
Dr. Jorge Sanchez também estava;
Evento de outro mundo;
Muitas conexões com pessoas, até porque, não há inovação sem comunicação!
Palmas para o time de limpeza!!!
Você se sentia carregado no colo com tanta gente;
Apesar dos pés não aguentarem;
Sobrevivemos a todos os climas;
Teve sol, chuva e frio, teve cerveja e caipirinha, claro;
Os palcos não paravam;
O dia parecia uma maratona;
Não fomos na festa de encerramento;
Deveríamos ter perdido o voo de volta!
E no da seguinte estávamos assim, todos meio chochos, parecendo fantasmas;
Chega logo, 2025, terceira edição!!!
Comentários